Fotógrafa: Camila Godoy
Fotógrafa: Camila Godoy
Fotógrafa: Camila Godoy

 

O departamento de cultura de São João Evangelista tem por objetivo valorizar e incentivar toda e qualquer forma de manifestação artística, cultural e religiosa do povo evangelistano, além de criar ações para a conservação do acervo histórico, mantendo viva a identidade cultural do município.

 

Três bens são tombados pelo patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais em nosso município, a Capela de São Sebastião (Nelson de Sena), o Ostensório em madeira (Nelson de Sena) e o conjunto da Antiga Usina Hidrelétrica. Além dos bens tombados temos sessenta bens materiais ou imateriais inventariados, garantindo e mantendo protegido, nosso valoroso acervo.

 

O Departamento de Cultura durante o ano de 2010 deu continuidade ao Projeto Alimentando Nossa Cultura, levando para as praças da cidade muita música e dança.

 

Um dos projetos marcantes foi o Festival da Cachaça, Torresmo e Viola que uniu gastronomia e musicalidade local e regional, além do Festival da Canção que levou centenas de pessoas para a praça central, criando momentos de confraternização e trocas.

 

Em novembro será inaugurado o Centro de Referência de Cultura e Turismo de São João Evangelista, local onde acontecerão exposições, oficinas de arte, ensaios da Banda de Música, além do Museu Fotográfico e de Arte do Ofício.

 

Para 2011 os projetos são muitos, buscando resgatar os caboclinhos e criando um grupo de teatro e de danças típicas. Participe conosco desta grande empreitada!